top of page
ramon-bucard-qL4tAM6uLvc-unsplash.jpg

Projetos

Nos últimos 12 anos liderei e participei da construção de estratégias para influenciar positivamente políticas públicas no País. Lancei projetos do zero com temas improváveis e em ambientes complexos.


Conduzi estudos e projetos em advocacy junto ao setor público e político em nível nacional e regional em áreas como reformas previdenciária, política e administrativa, competitividade, educação básica e segurança pública. Envolvi, junto com times que liderei, mais de 300 parlamentares, 10 senadores, 6 Ministros e Presidência da República. Conheça alguns dos projetos que participei abaixo:
 

Aliança Empreendedora - Empreender 360
O primeiro programa de advocacy para o empreendedor de base no Brasil

 

DESAFIO E OBJETIVO

No Brasil a comunidade de apoio aos microempreendedores é grande, mas tem pouquíssima representatividade nos espaços de tomada de decisão do governo.  


O foco maior está na média/grande empresa que possui outras necessidades. Algo que chama a atenção perto da importância deste público, que representa 30%  do PIB. 


O programa institucional Empreender 360 - nome do Programa de Advocacy da Aliança Empreendedora-  vai para seu sétimo ano buscando influenciar e atuar no entorno (organizações, empresas, pessoas, governos) do Empreendedor(a) em vulnerabilidade, tornando o ato de empreender mais fácil, mais justo e inclusivo, disseminando e fortalecendo a causa "Todos podem Empreender".  O Programa é apoiado pelo Bank of America, Instituto Assaí, Meta e Fundação Arymax.

MEU PAPEL - RESULTADOS

Elaborei, com um time de consultores, um diagnóstico técnico e adaptativo de advocacy que reorientou e ampliou consideravelmente o programa de advocacy, garantindo um posicionamento inédito dentro das estruturas de Brasília


Elaborei a estratégia, o diagnóstico de curto e médio prazo e o planejamento operacional do programa de advocacy, que foram muito importantes para a aprovação de um investimento filantrópico de mais de 2 milhão de reais no projeto, segundo as palavras da co-fundadora da Aliança Empreendedora.


Acompanho há dois anos e meio toda a implementação operacional do projeto, que recebeu avaliação excelente por todos os parceiros do programa


Propus ações estratégicas que geraram influência em mais de 10 políticas públicas federais para o Empreendedorismo de base, e a nomeação da Aliança Empreendedora como membro do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa


Orientei e co-elaborei a estratégia de criação do Fórum do Microempreendedorismo Brasileiro que desde 2023 acontece em Brasília, que representou um marco para este setor.
 

 


 

Mapa Estratégico.png

Estratégia de Advocacy integrada à visão institucional

Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo.png

Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo em Brasília - evento na Câmara dos Deputados

Mapa de Oportunidades.png

Mapa de oportunidades para definição de agenda estratégica de advocacy

bottom of page